terça-feira, 28 de outubro de 2014

VIVER EM FAMÍLIA

VIVER EM FAMÍLIA

Cairo, Igor, João Gabriel, Luiz Gustavo,
 Matheus, Nathaly, Rafael, Sofia.

Equipe Base MFC Sagrada Família

Nós, crianças e adolescentes da equipe base Sagrada Família, do Movimento Familiar Cristão em Rondonópolis, nos reunimos para discutir sobre nossas famílias por ocasião da Semana Nacional da Família. Constatamos que não existe nada melhor do que viver bem em família. Tudo o que aprendemos de alguma maneira, aprendemos na família. São os nossos pais que nos ensinam a ter respeito, educação, amor ao próximo, etc. Desde o aprender a andar, a falar, a comer, até às coisas mais sublimes como amar, tudo aprendemos com a nossa família. Pena que muitas pessoas não tenham o privilégio de ter uma família equilibrada e por isso vemos tantos problemas em nossa sociedade.
        Percebemos que a família é muito mais importante do que o facebook, o celular e a internet, porque é muito mais gostoso ouvir as histórias que nossos pais nos contam do que as conversas da internet; é muito mais gostoso ganhar um abraço do pai ou da mãe do que ficar na frente do computador. Gostamos mais de lembrar dos passeios que fazemos em família do que das coisas que assistimos na televisão. Outro momento de alegria é quando vemos nossos pais bem e felizes e quando brincam conosco. As brincadeiras em família são melhores do que qualquer outra atividade e  os momentos que brincamos com os pais ficam em nossa memória para sempre. Também quando vamos à missa  e podemos ficar juntos sem preocupação de ir para a escola ou para o trabalho. Sem família, a gente não existiria.
       É muito bom quando podemos ir à fazenda com os familiares; quando ajudamos nossos avós a molhar as plantas; quando temos tempo para brincar com os nossos pais, avós, tios e irmãos. Quando a família está reunida, sentimos que ficamos mais fortes, mais felizes. Percebemos que  nossos pais não gostam que fiquemos no celular ou na internet, para podermos conversar mais com eles. E isso é importante, porque é nessas horas que eles nos ensinam a fazer as tarefas, nos ensinam coisas que nos ajudarão a ser melhores, apesar de às vezes, não entendermos bem. Muitas vezes vemos conflitos nas famílias, porque em muitos lares as pessoas não param para conversar, para rezar e assim vão se desentendendo; cada um passa a viver para si mesmo e não percebe que  viver em família é muito mais fácil: um ajuda o outro e assim se consegue ter paz.
        Os pais são os nossos modelos;  são o exemplo do que devemos ser. Um dia, numa reunião do nosso grupo,  uma colega nossa e seu pai encenaram um teatro em que o pai dizia: “Filha, olhe por onde anda”. E a filha respondeu: “ não se preocupe, papai. Estou apenas seguindo os seus passos”. E assim acreditamos que se os pais souberem  viver no caminho do bem e do amor, os filhos também saberão fazer as melhores escolhas na vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário