sábado, 27 de julho de 2013

PRESERVE E AUMENTE A SUA RIQUEZA

PRESERVE E AUMENTE A SUA RIQUEZA
 Luci Léa Lopes Martins Tesoro

Apesar da crise de valores por que passa o mundo de hoje, crise que afeta diretamente nossas famílias, existe uma certeza no coração humano: a felicidade passa pela família. Sim, há um sentimento e uma consciência de que ser feliz em família é fundamental, afinal, a família é o grande referencial do indivíduo – ela é a responsável pela formação genética, cultural e psicológica, entre tantas outras, é onde as pessoas valem pelos que elas são, é o lugar da gratuidade do amor e da solidariedade, é a certeza de um porto seguro nas atribulações dessa sociedade competitiva e desumana,
Contudo, a grande questão, o grande desafio para as famílias é tentar sobreviver aos conflitos gerados pelo arsenal de contra valores que enaltecem o descompromisso com o outro, a valorização do individualismo, do dinheiro e do prazer acima de qualquer coisa, o sensacionalismo barato do sexo explícito, o vale tudo “do quem pode mais chora menos”.
Quando você coloca como meta suprema o possuir e se deixa escravizar pelos negócios, pelo trabalho, pelo poder e pela fama, você está na contra mão da felicidade, está pecando, pois escolheu e optou por falsos deuses se esquecendo que “um só é o Senhor”.
A verdade é que o massacre do dia a dia vai criando silêncios dolorosos e profundos quase intransponíveis nas famílias e o motivo central é a acomodação. Ora, se você consegue arrumar tempo para ver um programa de TV, um vídeo, ficar horas diante do computador, ter uma reunião fora do experiente, jogar futebol, lavar o carro, bater um papo com um amigo, ir ao cabeleireiro e ao shopping, por que você não consegue um tempo para sentar com sua família?
Na realidade, o que as pessoas precisam é simplesmente de atenção, é de se sentirem amadas e importantes umas para as outras. Assim, comece hoje mesmo a aplicar os dons que o Senhor confiou a você. Não diga que você nada tem, procure se conhecer e assim descobrir suas qualidades e as qualidades das pessoas de sua família, amigos, vizinhos, colegas de trabalho. A partir daí, no convívio diário com as pessoas, procure sempre ressaltar-lhes as qualidades, não economize elogios, esbanje manifestações de amor, porque não há cara feia que resista a um carinho.
Esta atitude reverterá em benefícios a você e a todos que estão a sua volta porque vai promover a elevação da auto-estima pessoal e a renovação na crença da vida, na esperança e nas pessoas como um todo.
É importante salientar que o que faz a grande diferença nas relações humanas é a capacidade de amar, é ela que nos impulsiona para frente tal qual uma força inquebrantável moldada para transformar situações, edificar pessoas e relacionamentos e, sobretudo, dar estabilidade à vida familiar.
Por isso ame, ame muito, ame sempre e não deixe que a acomodação, que a desculpa pela falta de tempo e de dinheiro destruam você e a sua família. Cuidado, a família precisa de atenção especial e não a TV, o vídeo game, a Internet, o boteco, os seus “amigos”, as “baladas”!

Portanto, já que estamos vivendo o tempo do “você decide”, um tempo onde o certo é aquilo “que você acha certo”, faça uma escolha com dignidade e responsabilidade para si e para os seus. Sem dúvida, a escolha certa e definitiva é a sua família...o resto lhe será dado como acréscimo.

PAPA ADMITE INCOERÊNCIA DA IGREJA

O papa Francisco reconheceu pela primeira vez em público as "incoerências" da Igreja e, em plena Jornada Mundial da Juventude, costura politicamente sua reforma da Cúria - que será iniciada assim que retornar a Roma.

Durante a via-crúcis realizada na sexta-feira, 26, na Praia de Copacabana, o pontífice fez um mea-culpa, diante de uma Igreja que ele assumiu. Em um recado a todos que estão insatisfeitos com as instituições católicas, pede que voltem a colocar Cristo no centro de suas vidas. "Jesus se une a tantos jovens que perderam a fé na Igreja, e até mesmo em Deus, pela incoerência de cristãos e de ministros do Evangelho", declarou o papa.
   Em pouco mais de quatro meses de pontificado, Francisco tem evitado temas como os escândalos sexuais da Igreja. Mas sabe que os problemas afetaram de forma profunda a imagem e a credibilidade do Vaticano. Parte deles vem justamente de dezenas de padres e bispos que, por anos, abafaram escândalos em comunidades, enquanto a Santa Sé fez vista grossa.
   Sua referência no discurso de ontem foi um sinal, segundo o Vaticano, de que o papa sabe que precisa lidar com esse assunto em algum momento. E, de uma forma mais geral, terá de começar a passar dos símbolos a uma concretização de suas promessas de mudanças.
Fontes do Vaticano admitiram que o papa tem colocado a reforma da estrutura da Igreja como prioridade e, nos últimos meses, tem dedicado uma parte importante de seus dias para estudar formas de promover a mudança.
 Seu cronograma não mudou, nem mesmo durante sua estada no Rio. Na terça-feira, enquanto o Vaticano anunciava que seu dia havia sido de "descanso", a realidade é que o papa usou o momento para se reunir com grupos religiosos e cardeais latino-americanos para estudar projetos de reforma. Na residência do Sumaré, promoveu reuniões de trabalho, recebeu lideranças e discutiu planos concretos.
   A principal meta é a de criar uma estrutura que permita que brigas pelo poder sejam diluídas e uma gestão moderna seja implementada em um órgão de séculos, que há muito tempo não é modificado.
 Bispos. Mas, para realizar a reforma, Francisco já foi alertado que terá de construir consensos e atrair propostas "das bases". Isso porque, em parte da Cúria, o papa poderá encontrar certa resistência e, para superá-las, terá de convencer que o projeto não é apenas dele, mas o resultado de debates. Na prática, isso está sendo traduzido em um apelo para que bispos de várias regiões apresentem ideias e projetos.

 O cardeal brasileiro João Braz de Aviz disse que, nas próximas semanas, "boas notícias" serão dadas, em uma referência a mudanças que serão anunciadas. "O papa vai mostrar que podemos ter uma Igreja mais leve, mais simples", declarou.