terça-feira, 9 de julho de 2013

18 ENA - VITORIA DA CONQUISTA



Com alegria e espiritualidade, a liturgia do 18º ENA, nesta manhã, realizada pelo CONDIR CENTRO OESTE, no centro de Cultura Camilo de Jesus Lima VITORIA DA CONQUISTA-BA, cuja delegação abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde o tema da liturgia foi idealizado em função de “famílias abram os olhos para a exploração econômica” assim foi mostrado os problemas que acontecem na região do dois estados.
O momento foi marcado por orações, louvores e pedido de perdão, no inicio com uma peça teatral com apresentação onde foi mostrado as riquezas das regiões com áreas ainda não exploradas, a beleza da biodiversidade e a preservação do ecossistema, como também os problemas decorrentes das atividades de mineração, bem como os prejuízos causados pela cultura do eucalipto como também o etanol monocultura de cana de açúcar, pesca predatória e a caça.
Seis personagens fizeram-se presente na apresentação, o negro d’água, a mãe de ouro, o pé de garrafa, o bicho homem, a onça maneta, e a lenda do pequi, representada pela escrava Isaura. Em seguida alguns casais mostraram o gingado da Ciranda do Pantanal, uma dança típica da região Centro Oeste, o CONDIR CENTRO como de costume nos ENAs sempre mostrou muita desenvoltura e habilidade em suas apresentações, foi aplaudido em pé pelos outros Condir, no evangelho do dia, Matheus (5,3-12) a reflexão tratou das bem aventuranças, ensinamento deixado por JEUS CRISTO, no sermão da montanha, revelando aos homens a verdadeira felicidade.

Nas preces, pedidos a DEUS pela diminuição da prática exploratória dos recursos naturais, pela justiça, e para que as famílias cultivem o dialogo, o respeito, o amor e o perdão. Encerrando a liturgia com o pai nosso, com muita vibração.