quarta-feira, 7 de novembro de 2012

RELACIONAMENTO FAMILIAR: DICAS E PISTAS

RELACIONAMENTO FAMILIAR : DICAS E PISTAS
Laci Maria Araujo Alves

O relacionamento familiar pode ser comparado a uma rosa: precisa ser regado, zelado, para não fenecer...Regado com palavras de incentivo, com gestos de amor, com atitudes respeitosas, com elogios, com amizade e companheirismo. No meio de um mundo onde prevalece a lei do mais forte, onde a violência e o sexo explícito parecem ser a ordem do dia, isso pode até parecer utopia, mas nós do Movimento Familia Cristão, acompanhamos lares onde, gradativamente, cresce o respeito mútuo, a alegria da convivência sadia e do amor fraterno.
          Não existem receitas prontas, mas algumas pistas nos ajudam a melhorar o relacionamento familiar. Inicialmente, acreditamos que a oração continua sendo a nossa força maior, o nosso sustento na caminhada. Nos momentos difíceis ou alegres, a leitura da Bíblia nos oferece preciosas alternativas e maravilhosas descobertas. Assim, aliando leitura e oração, vamos aprendendo o quanto é fácil conviver, o quanto podemos melhorar o nosso dia a dia, sermos felizes e fazermos as pessoas que nos cercam mais felizes também.
          O diálogo  bem conduzido pode evitar tragédias e atitudes desastrosas. Muitas vezes conversamos com  pessoas que encontramos na rua, mas em casa nos fechamos em frente à televisão e não temos paciência de ouvir nossa(o) companheira(o), nossas(os) filhas(os). Como os outros vão saber o que pensamos, se não falamos e nem ouvimos? Por mais difícil que seja o desafio do diálogo, o resultado é sempre  gratificante.
           Um gesto de carinho, um aperto de mão, um abraço, não custam nada e dão resultados fantásticos. Quem não gosta de se sentir amado? De ser ouvido? De falar dos seus sonhos? Cabe aqui aquela reflexão do menino que pediu um real ao seu pai para comprar algo que era muito importante para ele. Seu pai, extremamente ocupado, como sempre, não deu a mínima atenção ao filho que saiu chorando para seu quarto. Ao ouvir o soluço do filho, o pai resolveu perguntar  para que ele queria o dinheiro. O filho lhe disse que era para juntar às suas economias e comprar algo que há muito desejava. Diante da resposta, o pai ficou curioso e lhe perguntou: afinal, que coisa tão especial você deseja comprar? O filho lhe respondeu: o que eu mais gostaria de comprar era uma hora do seu tempo, para que o senhor pudesse conversar comigo.Será que coisas semelhantes não estão acontecendo ao nosso redor?
             Muitas vezes nos preocupamos excessivamente com a formação escolar dos filhos, mas não temos a mesma preocupação no acompanhamento religioso, nos programas que eles assistem, como ocupam seu tempo, como decoram seu quarto, quais são seus ídolos..Diante de um conflito familiar, a culpa é sempre “do outro”; dificilmente assumimos nossa parte de culpa e mais complicado ainda se torna quando há necessidade de se perdoar... No quadro que se desenha à nossa frente, é cada vez mais urgente revermos nossa práticas familiares, nossas atitudes corriqueiras, nosso modo de ver o mundo e as pessoas que nos rodeiam.
             Parece que quanto mais aprimoram os meios de comunicação, menos sabemos nos comunicar como seres humanos. Ao passar por um amigo, a pressa nos leva a um “tudo bem? Tudo bem” que não acrescenta nada em nós. E o mesmo acaba se repetindo em casa: uma televisão na sala, outra no quarto, som ligado, rádio ligado e as pessoas mesmo, parecem tão distantes umas das outras. Realmente precisamos adotar novas práticas em nosso relacionamento familiar. Acreditar na riqueza que cada um de nós carrega em seu interior; despertar valores que conduzam à vida; valorizar o outro pelo o que ele é e não pelo o que gostaríamos que ele fosse; ver o outro como um amigo em potencial; enfim, apostar na valorização da família e família aqui compreendida como um agrupamento humano, onde todos devem ter os mesmos direitos e obrigações, limites e possibilidades.
            Mesmo que todos os ventos soprem ao contrário, a força de uma família, alicerçada no amor, no respeito e na união, sempre será mais forte.