quarta-feira, 15 de agosto de 2012

TEMPO DE REFLEXÃO E RENGENHARIAS


 TEMPO DE  REFLEXÃO E RENGENHARIAS
 Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz.
Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO"
(Max Gehringer)
A proposta é que possamos redescobrir caminhos para que tenhamos famílias melhor estruturadas e mais harmônicas, pois a maioria dos crimes, da violência e do desamor tem sua origem em  lares mal formados ou esfacelados. Vivemos numa sociedade que não valoriza o ser humano como tal, mas o que ele consome, independente se os produtos consumidos farão bem ou não às pessoas. Basta olhar a enxurrada de propagandas de  aparelhos eletrônicos tanto na mídia televisiva quanto na forma impressa. Estamos nos tornando uma geração dependente de aparelhos e não de pessoas; investimos mais em aparelhos do que em nós mesmos ou em nossas famílias.Muitas vezes não temos coragem de pagar cento e cinqüenta reais em uma consulta médica para cuidar da saúde, mas desembolsamos três a quatro parcelas da mesma quantia em um aparelho celular, numa total inversão de valores.

         Até mesmo as relações interpessoais mais elementares muitas vezes ocorrem via aparelho celular ou internet, mesmo as pessoas estando em ambientes bem próximos, às vezes na mesma casa, na mesma empresa, etc.... Sequer lembramos de que material tais aparelhos são fabricados e nem de onde procedem. Nem preocupamos se muitas vidas são ceifadas nas minas para extrair os metais (chumbo, cobre, prata, rutênio, columbita, etc) utilizados na fabricação de aparelhos eletrônicos. Também não nos preocupamos com a radioatividade e os seus desdobramentos para nossa saúde e muito menos para o meio ambiente quando descartamos tais materiais. Importamos, isso sim, com o  prazer imediato e com a corrida para aquisição do mais novo produto do mercado.

        Triste essa realidade na qual somos levados a investir em objetos e não nas pessoas. Investimos na “modernidade” e não conseguimos ser modernos  o suficiente para tolerarmos uns aos outros... Reina a disputa, a intolerância, o sarcasmo, a ironia, a desqualificação do ser humano. É preciso buscar uma reengenharia em  nossa vida e em nossas famílias e investir em valores e não em preços, pois como realça Max Gehringer, para sermos felizes é preciso descobrir o valor das coisas, a começar pelo valor do ser humano. Valorizar no sentido de mostrar a riqueza e o papel de cada um de nós no processo histórico, como protagonistas de uma história coletiva, na qual todos são importantes e temos um valor precioso aos olhos de Deus. Façamos uma reengenharia em nossos lares: pelo menos nessa semana, que tal trocarmos algumas horas da televisão e do computador por um bom bate papo com a nossa família? 


                                              Profª Drª Laci Maria Araújo Alves
                                                      Paróquia Bom Pastor

EQUIPE BASE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

A Equipe Base São Francisco de Assis do  MFC - Movimento Familiar Critão de Rondonópolis realiza visitas mensalmente e como mais uma ação de Equipe Base nesta foto mostramos uma das visitas Junto ao Recanto Fraterno, levando conforto, mão de obra, atendendo varias necessidades do local, sendo esse um projeto que ja consta das atvidades da Eb.  Os homens da Equipe fizeram um trabalho na horta do Recanto Fraterno, capinaram adubaram e plantaram sementes de hortaliças.
As mulheres prepararam para as internas, vídeos, mensagens e lembrancinhas.