sábado, 16 de fevereiro de 2013

COMO ESTÁ SUA FAMÍLIA? FAÇA O TESTE....

COMO ESTÁ SUA FAMÍLIA? FAÇA O TESTE...

Equipe de Legitimação de Casais  (MFC)
Rondonópolis - Mato Grosso

        Em tempos de modernidade é  comum sermos avaliados em nosso trabalho, na escola, nos grupos dos quais participamos, mas raramente paramos para avaliar nossas práticas em família. Conversar sobre os problemas da família e na família parece ser um exercício muito complicado. Afinal, como está a sua família? Que nota você atribuiria a ela?  Para facilitar esse exercício, propomos um rápido teste.
       Você poderá pegar uma caneta e um papel para pontuar as questões, considerando que cada resposta positiva (sim) valerá dez pontos; cada resposta de meio termo (às vezes) valerá 05 pontos  e cada resposta negativa (não), valerá um ponto. A sinceridade nas respostas te possibilitará uma melhor reflexão sobre suas relações em seu lar.  1) Você costuma abraçar as pessoas de sua casa e perguntar como passaram o dia e o que fizeram?  (sim) (às vezes) (não); 2) Qualquer atividade nova a ser realizada, você dialoga com todos para saber qual a melhor forma de realizá-la? (sim) (às vezes) (não);  3) Quando você precisa fazer alguma aquisição de móveis ou imóveis, você consulta sua família e respeita a opinião da maioria? (sim) (às vezes) (não); 4) Você considera sua família como uma equipe na qual cada um tem a sua parcela de colaboração, de importância e de responsabilidade? (sim) (às vezes) (não); 5) Você conhece bem os sonhos e gostos dos filhos e do seu cônjuge?  (sim) (às vezes) (não);  6) Você prefere sempre estar com a sua família nos passeios e nos momentos de lazer do que com os seus amigos? (sim) (às vezes) (não); 7) Quando você sai do trabalho fica ansioso para chegar logo em sua casa? (sim) (às vezes) (não);  8) Você sempre vai à igreja junto com a sua família e a envolve nos trabalhos a serem realizados? (sim) (às vezes) (não); 9) Quando você fala sobre sua família com alguém, você sempre realça as  qualidades e as virtudes de cada membro da sua família? (sim) (às vezes) (não); 10) Você considera a sua família o maior tesouro que Deus te confiou? (sim) (às vezes) (não).
       Agora faça a soma dos seus pontos e confira os resultados: se você atingiu acima de oitenta pontos, está de parabéns. Certamente sua família se orgulha de você e do seu jeito de viver em família, pois  você consegue valorizar as pessoas que Deus te confiou como um bem maior, buscando viver na partilha, no respeito e no amor.
        Caso você tenha atingido de cinqüenta a setenta e nove  pontos  você se encontra entre aqueles que ainda têm dificuldades de perceber a família como um projeto coletivo que merece cuidado e atenção, mas ainda encontra na família o seu porto seguro, necessitando  de um maior investimento nas relações familiares. Se a sua pontuação ficou abaixo  dos cinqüenta pontos, é hora de buscar uma  nova estratégia de investimento no sentido de melhorar os resultados desta empresa chamada família.
        Independente do resultado alcançado, o que importa é refletir sobre a forma como temos conduzido nossas práticas nesse mundo tão conturbado e com tantas divisões que geram violência e desamor. Somos responsáveis no processo de  construção de um mundo melhor, e de nada adianta jogar a culpa nos outros, pois  a nossa parcela só poderá ser realizada por nós mesmos.
         De outro modo, quando cuidamos bem da nossa família estamos colaborando para que todo o mundo tenha mais equilíbrio, mais paz e viva de forma mais harmônica, a começar por nós mesmos. De maneira geral,  prevalece o sonho de um mundo onde reine a paz, mas esta só será possível, se dentro de nossos lares todos aprendam a viver em paz. Um lar onde as pessoas se tratam com carinho, com respeito e amor certamente refletirá essa paz aos outros; contudo, se as pessoas brigam, falam alto, vivem em competição, tais conflitos atravessarão a porta de entrada e ecoará nas ruas em ondas de violência, intolerância e desamor. Quando a família se percebe enquanto equipe, há partilha, respeito e a tendência é que as pessoas passem a tê-la como modelo a ser seguido. Afinal, como está a sua família?