quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

REFLITA A VIDA AGRADECE


PARE... REFLITA...
A SUA VIDA AGRADECE
 Luci, Léa, Lopes Martins, Tesoro

Não há como negar, o autor da vida é Deus! A concepção, a vida não é produto da sorte, algo que acontece por descuido ou mero acaso, mas é um fenômeno complexo fruto da extrema sabedoria divina: é Deus presente em forma de vida nova; uma certeza de que o Criador ainda não abandonou a sua obra.
Assim como a vida é o bem maior que Deus nos deu, temos que zelar dela e de nosso corpo, gostar da pessoa que somos,  bem como cuidar com igual zelo e amor das pessoas próximas que Deus coloca em nosso caminho, sobretudo os nossos familiares – “amar o próximo como a nós mesmos”.
Temos que cuidar especialmente dos que são mais frágeis: dos idosos, freqüentemente doentes e pouco valorizados; das crianças, seres pequeninos e indefesos; das vidas invisíveis, que ainda se encontram no ventre da mãe e que sofrem ameaças de toda ordem.
De outro lado, precisamos parar e refletir: o que estamos fazendo com a nossa vida e com a vida das pessoas que Ele nos confiou para que dela cuidássemos?
Ainda: como sou e como me comporto em casa? A “quantas anda” minha capacidade de compreensão e tolerância? Eu posso dizer que o egoísmo fala mais alto em mim do que o carinho e a dedicação que deveria reservar aos meus familiares? Será que os membros de minha casa se sentem devidamente acolhidos ou há alguém rejeitado? Qual o tipo de família que estou construindo?Até que ponto o que estou vivendo realmente vale a pena? Que tipo de vida é essa? Os meus planos estão de acordo com o plano de Deus?
Esse tipo de reflexão é sempre oportuna e se faz necessária para o crescimento pessoal e familiar, principalmente na “Semana da Família” (mês de agosto), criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Aqui o grande objetivo é oportunizar a discussão e a formação de uma maior consciência individual do valor da vida e da pessoa, incentivar os relacionamentos dentro e fora de casa e também a aproximação com Deus.
 Sabemos que tal aproximação é de fundamental importância para a construção dos pilares básicos da família: paz, alegria, equilíbrio, segurança, fidelidade, doação, diálogo, união, esperança, caridade, fé, perdão, cura, libertação e salvação. Contudo, no dia a dia da família, muitas vezes, colocamos Deus de lado permitindo a abertura de uma grande brecha por onde o inimigo entra e semeia os seus malefícios: intranqüilidade, brigas, confusão, divisão, ódio, vingança, adultério, mágoas, ressentimentos, vícios, morte... Atenção, é necessário que fiquemos sempre vigilantes; afinal, a felicidade passa pela família!
Aproveitando o ensejo, hoje o Senhor convida você a se consagrar e confiar sua família à família d’Ele, ao mesmo tempo, a Equipe Diocesana da Pastoral Familiar vem refletir e orar com você a partir de a “Oração das Famílias”- artigo encontrado na página eletrônica da Pastoral Familiar da CNBB:   Senhor, abençoa nossas famílias! Abençoa essa fonte geradora de cidadãos conscientes e livres. Abençoa os lares, para que em todos eles reinem a compreensão e a harmonia. Abençoa os pais, para que sejam amor, força e sustento para todos. Abençoa as mães, para que sejam luz, vida e ternura. Abençoa os filhos, afim de que possam crescer honestos, responsáveis e solidários. Abençoa, Senhor, as famílias que sabem partilhar seus bens: casa, alimento, educação e saúde. Abençoa as famílias em crise, para que apostem no diálogo e na união. Abençoa as famílias vizinhas, para que sejam parceiras no convívio e serviço mútuo e fraterno. Abençoa, Senhor nosso Pai, todos nós, para que sejamos irmãos, sem distinção de raça, cor, religião e costumes. Enfim, que a Sagrada Família, Jesus, Maria e José, seja nossa companheira de caminhada nesta terra, para que um dia nos encontremos, todos juntos, na casa que o Pai do Céu nos preparou. Amém”.