quarta-feira, 17 de outubro de 2012

POR QUE FAZER O ENCONTRO DE NOIVOS?

                   POR QUE FAZER O ENCONTRO DE NOIVOS?

Marcos Cesar Simão
MFC - Porto Alegre RS
 
Quando os namorados ou noivos decidem se casar na igreja, faz-se necessário uma série de providências a fim de que tudo ocorra o mais perfeito possível, e que o imprevisto fique longe desse dia, pois o que se deseja e que esse momento seja um dos maiores e melhores da vida do casal. Logo, é aconselhável que se faça um check-list de tudo o que é preciso para que os prazos nunca fiquem demasiadamente "apertados".

Data, local, filmagem, fotógrafo, decoração, buffet, dj, cerimonialista, lembrancinhas, convites, vestido da noiva, terno do noivo, lua de mel, curso de noivos... Ôpa! Curso de Noivos? Porque se precisa de um "curso" de noivos para casar na igreja?

Bom, para começo de conversa, o termo "curso de noivos" está um tanto ultrapassado. Nos últimos tempos, essa obrigatoriedade da igreja passou a se chamar ENCONTRO DE NOIVOS. Além do nome, o seu formato também mudou! Nos moldes atuais, normalmente os encontros tem a participação de casais voluntários, cuja função é a de coordenar os noivos e namorados e desenvolver diversos assuntos relacionados ao casamento. Assuntos do tipo: Como enfrentar as mudanças relativas ao casamento?

Relacionamento a dois, relacionamento com os sogros, sexualidade, planejamento financeiro, filhos, amigos de solteiro, novos amigos, fidelidade, fé cristã, participação do casal na sociedade... Tudo isso e muito mais são tratados de maneira participativa e aberta, onde todos contribuem para o crescimento do grupo e dos indivíduos.

O objetivo dos encontros é proporcionar aos noivos um momento de reflexão quanto às dificuldades de se manter um casamento saudável e duradouro nos dias atuais, onde aparecem diversas variáveis que podem significar o fim do relacionamento e consequentemente do casamento.

Porque fazer o ENCONTRO DE NOIVOS no Movimento Familiar Cristão (MFC)? Nossa pretensão é fazer desses dias ou noites obrigatórias, momentos agradáveis de descontração e seriedade dos assuntos relacionados ao casamento. Nosso objetivo não é somente fornecer o certificado para o casamento na igreja. Vocês logo irão perceber que não é um mero curso que vai falar de amor e convivência.

Pretendemos que o ENCONTRO vá mexer com suas estruturas e escolhas. Os casais voluntariados do MFC envolvidos nos encontros de noivos, participam de atividades que chamamos de "noites de formação", cuja finalidade é fornecer conhecimento e subsídios para que possam elaborar e coordenar uma metodologia participativa para os ENCONTROS DE NOIVOS.

Ouvimos muito o clichê: "a família é uma instituição falida". Não é verdade! Família é uma instituição firme, forte, que deve ser preservada de todos os males da sociedade moderna. A família, iniciada através do Sacramento do Matrimônio, é uma instituição abençoada por DEUS, e nada do que Ele faz desmorona. Os homens de má fé sim. Estes destroem os valores ensinados por Jesus.

MFC FAZ PARTE DA HISTORIA DO POVO DE DEUS EM RONDONÓPOLIS



MFC FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO POVO DE DEUS EM RONDONÓPLIS MATO GROSSO


Djanira Piato

Pascom/Nossa Senhora da Aparecida

 
 
A história da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rondonópolis, Mato Grosso, retrata as lutas e as conquistas da comunidade cristã nesta cidade. Sua fundação data de 25 de março de 1979, mas sua caminhada é bem mais longa. Há vários anos, um grupo de moradores da COHAB, já havia iniciado um trabalho de Evangelização e constituição de Comunidades que deram origem à atual Paróquia. Algumas destas Comunidades pertenciam à Paróquia Bom Pastor e à Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Com a construção do núcleo habitacional da COHAB e do Centro Comunitário, foram acontecendo ações comunitárias e celebrações sob a coordenação do casal Jofre e Amiraci de Macedo, acompanhado pelo Padre Miguel da Paróquia Bom Pastor.

Em 1972, neste Centro Comunitário, foi criado um movimento de casais que formou grupos de oração, animados pela Ir. Alzira Deolinda da Silva e por Frei Érico. Nesses encontros também se fazia uma coleta e, com este resultado, se adquiriu a planta da construção do salão da Capela Nossa Senhora da Aparecida. Frei Érico conseguiu recursos para a construção do mesmo. A comunidade se fez presente na limpeza do terreno, e, como foi dito, na aquisição da planta.

Em 22 de abril de 1973, estando pronto o salão, foi celebrada a primeira missa com a participação e envolvimento de muitas pessoas. A liturgia foi preparada por um grupo que se iniciou para esta finalidade. Todos os domingos a Comunidade se reunia para a celebração da Eucaristia.

As Comunidades Santo Antônio (Três Pontes), Nossa Senhora Auxiliadora (Rio Vermelho), Bom Jesus (Paulista) e Santo Antônio (Gleba D. Bosco) eram atendidas pelos Freis da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Nestas, aos poucos, iam acontecendo as preparações para os sacramentos, especialmente batismo, crisma e 1ª eucaristia. Na Comunidade de São Miguel, que pertencia à Paróquia Bom Pastor, funcionava o círculo Bíblico e encontros de grupos. Em 24 de agosto de 1974 iniciou-se o grupo de jovens, LUPS- Lutamos Unidos para Servir.

Irmã Bernarda, presença marcante na edificação da Comunidade Nossa Senhora da Aparecida, celebrou 40 anos de vida religiosa em 1974, com uma missa e uma festa oferecida pelos casais coordenadores e pela comunidade.

Em 1978 se construiu, ao lado do salão-capela, um barracão de festas e de promoção de cursos. Foi inaugurado no dia 4 de março de 1978, com uma festa, cujo lucro se aplicou na compra do sacrário. Em vista do fluxo migratório, do crescimento da cidade, do surgimento de novos núcleos habitacionais deste lado do Arareau, do desenvolvimento dos grupos e capacidade de autodeterminação, surge a Paróquia Nossa Senhora da Aparecida, em 25 de março de 1979. Sua administração foi entregue aos Missionários da Sagrada Família, tendo como 1º Pároco o Padre José Egon Gebert, auxiliado pelo Padre Cláudio da Silva Forrati, que também se dedicava à Paróquia de Itiquira.

Nesta data, Dom Osório Wilibaldo Stoffel, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo Prelado de Rondonópolis, decreta a criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Na solenidade de criação, a missa foi presidida por D. Osório Stoffel e concelebrada por vários padres: José Egon Gebert, Cláudio Ferronato, Padre Roque que era Provincial da Congregação e Frei Antonino. Infelizmente, Frei Érico não pode participar. Após a missa procedeu-se a entrega da chave da casa paroquial e, em seguida, um coquetel oferecido pala comunidade.

O Padre José Egon Gebert iniciou o movimento da Paróquia no dia 14 de abril de 1979, empossando a diretoria eleita pela Comunidade. Assim foi composta a 1ª diretoria eleita: Presidente José Machado, vice presidente: Antonio Sanitá, Secretário: Elcio Bruneli, Vice: Nadir B. Rodrigues, Tesoureiro: Simeão, Vice: Dezinho, Conselho Fiscal: Nilton Chaves e Fontes.

Com a chegada do Padre José Egon na Paróquia, surgiu a necessidade de se adquirir um carro para facilitar as visitas às comunidades e aos trabalhos da Igreja. Este foi entregue à comunidade por D. Osório.

Com sacrifícios e ajuda de todos conseguiram construir a igreja, o salão e o Santuário que vem sendo até hoje, um espaço de celebração e de fé. Em 1981, o Padre Cláudio foi substituído pelo padre Arnaldo Sausen.

A Congregação Salesiana construiu a residência do Instituto Nossa Senhora Aparecida e quatro irmãs vieram para colaborar nos trabalhos pastorais. Foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1985 com aulas de música e corte e costura. Residiram nesta casa as Irmãs: Edwiges, Irene, Flora e Luiza.

O Padre José Egon Gebert ficou como pároco de 1979 a janeiro de 1986, sendo substituído pelo Padre Loacir Luiz Luvizon que tomou posse no dia 19 de janeiro de 1986. A missa foi celebrada por D. Osório e pelos padres Lothar, Arnaldo Sausen, João Paulo Winther e Loacir. E, a paróquia foi crescendo também em pastorais e movimentos: MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, Catequese, Liturgia, Ministérios, Jovens, Adolescentes, Pastoral familiar, Cursilho, Apostolado da Oração, Pastoral Social: Comitê pela Vida, Pastoral do Menor, Pastoral da Criança e CEBs. É imperioso se elencar entre tantas conquistas, o equipamento de som e música da Igreja Nossa Senhora da Aparecida, e a possibilidade de Evangelização através do Programa da Ave-Maria e Missa irradiada através da Rádio Clube.

Esta transmissão via radio acontece até hoje, com o Programa Bom Dia com Deus, diretamente do estúdio de radio da própria paróquia, transmitido a partir de 2012 pelas rádios Clube e Juventude, todos os domingos das 7h às 9h, sob a coordenação da Pascom, Pastoral da Comunicação.

Em janeiro de 1993, deixa a paróquia o Padre Loacir e assume como Pároco, em fevereiro deste mesmo ano, o Padre José Luciano Mentges e como vigário Pe. Léo Paulo Fiorin. Em maio de 1997, assume um novo Pároco, Padre Cláudio da Silva Forrati. Ele lançou à comunidade o desafio de construir uma nova igreja, com maior capacidade. Em dois anos, a igreja estava pronta, com capacidade para 1000 pessoas sentadas. Em suas paredes, pinturas que retratam a história do Povo de Deus, obra do pintor “Santim” de Porto Alegre, RS. Foi um trabalho que envolveu todas as comunidades, o comércio local e vários empresários.

Em fevereiro de 1999, a Congregação Sagrada Família deixa Rondonópolis e assume a Paróquia os Padres Diocesanos. O Padre José Cobo Fernandez é o primeiro Pároco Diocesano a trabalhar nesta paróquia. Como auxiliar nas pastorais, veio o Padre Juarez Dornelles de Oliveira que ficou nesta Paróquia até novembro de 2008.

Em janeiro de 2006, Padre José Cobo Fernandez deixa a paróquia e assume como Pároco o Padre Juarez Dorneles. Em 2007, o Padre Giovane Pereira de Melo assume como Pároco. Com a ida do Padre Juarez para a Espanha, para estudar, vem como vigário o Padre Ademilson Lopes da Assunção e o Padre Nazaré Cândido Paniago. Junto com o Padre Giovane, trabalharam no projeto da construção da secretaria e do centro catequético, que o Padre Ademilson levou avante e foi inaugurado em duas etapas: A secretaria no dia 30 de maio e o Centro catequético no dia 11 de outubro de 2012.

No dia 04 de março de 2009 o Padre Giovane foi nomeado Bispo pela Santa Sé. No dia 08 de maio de 2009, foi consagrado Bispo por D. Juventino Kestering, em Rondonópolis, com a presença de muitos padres, bispos, comunidades e a presença dos padres e Bispos do regional Oeste I e II, da Diocese de Rondonópolis e da Diocese de Tocantinópolis, no estado do Tocantins, para onde foi enviado. Foi um momento marcante na vida da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. No dia 07 de junho de 2009, assume como pároco, o Padre Ademilson Lopes de Assunção, que permanece até esta data. Como vigário permaneceu o Padre Nazaré que desde 2007 é também pároco em São José do povo.

Como vigário, veio para trabalhar nesta paróquia o Padre Ilson Lopes Assunção, primo do padre Ademilson, em 2012, assumindo os trabalhos pastorais.

Algumas pessoas deixaram suas marcas na organização, registros e acolhimento na Paróquia. Vale lembrar os funcionários Dina Abadia de Jesus, Carlos Alves Ferreira, Pedro Aguiar, Mauricio Lemes, Juraci de Fátima Alves Ferreira, Joelma Aparecida Ferreira, Maria Livaldeth Ferreira Ramos, Dolorita de Oliveira Souza, Yerko Cristóbal Gonzales, Antônio Albuquerque Filho, Cladeir A. da Silva, Bruna Rodrigues Dias, Maria Cidilene do Amaral, Terezinha Pereira de Lima, Sidney da Costa Fonseca, Kildare Donizete Barbosa e Ilzimar Ferreira Batochio, a Tina, que está na secretaria da paróquia desde 27 de julho de 1989 e os que estão atualmente nos vários serviços: Robson de Souza Miranda, Rosenilda Ferreira de Farias, Natália Aparecida Garcia, Carmem Santos Sorett e Meire Dias Sementino.

Ainda faz-se necessário lembrar as centenas e centenas de voluntários e voluntárias, que descobrindo sua missão, se comprometeram no desenvolvimento da paróquia, como um todo, nas pastorais e nos ministérios.

São 33 anos de evangelização, de vivência na fé, na partilha e no convívio de irmãos que lutam por uma sociedade melhor, a partir do Evangelho de Jesus Cristo e em honra de Nossa Senhora da Aparecida.

Estamos realizando a 39ª festa da Padroeira. Tudo começou 6 anos antes da constituição da paróquia. Por isso, lembramos que esta Comunidade paroquial é fruto de muitas lutas e conquistas do Povo de Deus desta cidade.