domingo, 11 de agosto de 2013

SER PAI : UMA GRAÇA E UM DESAFIO

SER PAI : UMA GRAÇA E UM DESAFIO 
M.F.C.  Equipe Sagrada família
Paróquia Bom Pastor
            
Iniciamos hoje, no dia dos pais, a Semana Nacional da Família. É um momento especial para  refletirmos sobre os nossos relacionamentos familiares  diante de tantos desafios que surgem a cada dia. O tema deste ano é “Convivência familiar e transmissão da fé”, lembrando da responsabilidade da mãe e do pai no processo de formação dos seus filhos.  Padre Zezinho em uma de suas músicas destaca uma frase que mostra o lado divino de ser pai quando canta: “e que o homem carregue nos ombros a graça do Pai”. A graça enquanto dádiva de Deus que sublima a condição humana por meio da participação na obra da criação. Deus quis precisar do homem e da mulher para dar continuidade ao seu projeto de vida. Nesse sentido, ser pai é ser partícipe de um projeto divino.
        Por ocasião do dia dos pais, certamente muitos receberão um abraço dos seus filhos. Todavia, o abraço que aquece a chama do amor, que aproxima as pessoas e que nos faz sentir partes de um grupo está ficando cada vez mais escasso em muitos lares. Muitos filhos até se lembram de comprar presentes para os pais, porque a mídia intensifica as propagandas e faz ofertas tentadoras, mas pouco se preocupam com a vida, com os problemas, com os sonhos e desafios dos seus pais.
           No início deste século temos a  impressão  que a figura do pai  se tornou uma peça descartável, um acessório que pode ser substituído a qualquer momento, o que é perceptível na facilidade com a qual muitos homens e mulheres substituem seus parceiros e parceiras, sem a menor preocupação com os filhos.   Nesse quadro, o compromisso com os filhos fica relegado a um segundo plano.
        Parece que muitos filhos deixaram de significar “uma parte de nós mesmos” e passaram a ser vistos como um fardo. As relações desumanas deste mundo moderno têm promovido uma inversão de valores tão desenfreada, a ponto de muitos se esquecerem que os filhos são uma parte da nossa carne, do nosso sangue, do nosso DNA e, mais do que isso, uma continuidade dos nossos  sonhos e projetos. Bonito ver a figura de São José como modelo de pai: mesmo sabendo que não era o pai legítimo de Jesus, se colocou à disposição dos planos de Deus, abandonou  sua terra e foi fiel  até o fim. Acompanhar Jesus passou a ser o projeto de vida de São José. E nós, como vemos os nossos filhos? Como os acompanhamos?
         Gilberto Barros em uma de suas músicas fala da importância do amor dos pais em relação aos filhos e questiona: “ Você já abraçou seu filho hoje?/ Você já deu um beijo em sua testa?/ Antes que seja tarde/ lhe faça um carinho/ Corra e abrace forte o seu filhinho./ Há um olhar tão lindo de criança/ cheio de amor e de esperança/ está sempre ao seu lado e você nunca vê/ está muito ocupado para  perceber”. Essa pergunta  “você já abraçou seu filho hoje?” deveria ressoar todos os dias em nossas famílias para nos lembrar do compromisso de amor que deve estar presente nos lares.
      
O abraço permite que nos aproximemos uns dos outros e próximos,  tenhamos  a oportunidade de  sentir o cheiro do outro, a velocidade do batimento do coração, enfim,  sentir o que o outro sente. Por meio de um abraço é possível "descobrir"  coisas ocultas nos corações; conflitos que nem sempre conseguimos externar. Cientificamente, é provado que animais confinados em laboratórios e alimentados diariamente quando recebem carinho, se desenvolvem e crescem melhor, enquanto que os animais que só recebem alimento e nenhum carinho morrem muito mais cedo! E quantas vezes nos preocupamos mais em oferecer comida, roupas e escolas do que o carinho... Se é assim com animais irracionais, quanto mais com seres humanos! O abraço é capaz de mudar um relacionamento. Às vezes, não é preciso dizer nada...só um abraço e tudo passa, o rancor, a raiva, a repulsa.
        O abraço é o melhor remédio para qualquer enfermidade espiritual, psicológica e até física, enfim, como dizia o saudoso Pe. Léo:  “o abraço cura a maior parte  das doenças”.  Nesse dia dos pais, dê um abraço demorado em seu pai; não tenha vergonha de dizer a ele  do seu amor e da sua gratidão. Você que é pai: dê muitos abraços em seu filho; não espere que ele tome a iniciativa, porque às vezes ele não aprendeu ainda o valor do abraço... Diz um ditado mineiro que o segredo do abraço é que quando abraçamos alguém a energia do corpo é redobrada, porque naquele momento, o corpo e a alma passam a ser movidos por dois corações... E parodiando uma música do padre Zezinho: “que saibamos deixar um no outro uma saudade que faz bem / Abençoa, Senhor, todos os nossos pais, Amém”. Parabéns a todos os pais!!


POSSE ECCi - CAMPO GRANDE/MS

Foi com muita alegria e emoção tomados por todos os presentes na passagem de cargo de Coordenação de ECCi de Campo Grande - MS, pelo casal Milton e Catarina que fizeram um breve relato dos três anos que estiveram a frente da coordenação do ECCi com a composição da mesa de todos os membros de sua coordenação onde cada um fez um breve pronunciamento agradecendo o desempenho e toda dedicação ao Movimento Familiar Cristã de Campo Grande do casal Milton e Catarina, através de uma solenidade carinhosa com requintes de simplicidade, finalizando com muitos agradecimentos aos Casais pelas realizações da coordenação que hora se finda, mas sempre a disposição do Movimento Familiar Cristão.
Em Seguida se deu a posse da nova Equipe de Coordenação de Cidade de Campo Grande/MS, composta pelos Coordenadores Pedro Moreira dos Santos e Carlinda Pedroso Santos Moreira  Posse da Equipe de Coordenação de Estado do Mato Grosso do Sul ECE/MS: Coordenadores Pedro Moreira dos Santos e Carlinda Pedroso Santos Moreira  Posse do Conselho Diretor Regional Centro-Oeste – CONDIR CENTRO-OESTE: Coordenadores ADALBERTO DE JESUS  e SÔNIA REZENDE DE JESUS, as 18:00 realizou-se o Colegiado da cidade de Campo Grande sob a responsabilidade da Equipe base Renovação, e logo após o colegiado foi celebrado a Missa em Ação de Graças: ao Dia dos Pais, agradecimento aos Coordenadores da Gestão 2010/2013 e boas-vindas a Gestão 2013/2016 da ECCi de Campo Grande/MS, ECE/MS e Condir Centro-Oeste, sob a responsabilidade da Equipe Base Vida Nova.