sábado, 23 de fevereiro de 2013



Começa nesta sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 as inscrições para participação no 18º Encontro Nacional do MFC que acontecerá de 6 a 12 de julho do corrente ano em Vitória da Conquista – Bahia.

Pela primeira vez o processo será on-line, realizado diretamente no site do MFC VITÓRIA DA CONQUISTA  - www.mfcconquista.org e se encerrará no dia 31 de março.

Será disponibilizado um questionário com perguntas e respostas sobre o ENA, uma espécie de tira-dúvidas que ajudará a todos no processo de inscrição, visando o esclarecimento de alguns pontos importantes.

Com a criação do formulário digital, de fácil entendimento e autoexplicativo, o interessado fará o preenchimento e aguardará a validação de sua inscrição pelo coordenador de seu estado.

Todo mefecista poderá acompanhar tudo que acontece no 18º ENA, bastando somente que se cadastre no newsletter disponível no Site, um tipo de comunicação que divulgará semanalmente por e-mail informações sobre as principais ocorrências do evento.  Para realizar o cadastramento o interessado deverá incluir apenas seu nome e e-mail no site do MFC CONQUISTA.

A Coordenação de Infraestrutura do 18º Encontro Nacional do MFC aguarda a todos com muita alegria, e trabalha para que este seja o melhor ENA de todos os tempos.

O 18º ENCONTRO NACIONAL DO MFC E AS RESPOSTAS NECESSÁRIAS



O 18º ENCONTRO NACIONAL DO "MFC" E AS RESPOSTAS NECESSÁRIA



Eduardo Moraes
MFC Vitória da Conquista - Bahia

E
sse 18º ENA que acontecerá na cidade de Vitória da Conquista, de 06 a 12 de julho deste ano, “Famílias abram os olhos para os desafios do século XXI” e “Eu vim para que todos tenham vida em abundância” (Jo. 10,10), deve ter o compromisso em ser anunciador de boas novas, um divisor de águas na história Latino americano do MFC. Neste momento conjuntural, nossa responsabilidade com o presente e futuro do movimento deve extrapolar as banalidades. Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nos convoca a sermos precursores e protagonistas, assim como fomos no Concílio Vaticano II. Enquanto movimento de igreja, nesse momento de grande expectativa, com a renúncia de Bento XVI e eleição do novo Papa, todos os cristãos católicos do mundo inteiro rezam por uma nova evangelização consolidando a igreja doméstica.

O sentimento de pertença de todo mfecista com o movimento, brota da identidade com Jesus Cristo e do seu evangelho. Nesse momento, aprofundar essa intimidade com a Família de Nazaré, é fazer acontecer a Igreja serva, ecumênica, doméstica, local e eclesial presente na comunidade e para a comunidade. Todo mfecista comprometido com o reino, deve ser possuidor dos conhecimentos e de todo o contexto histórico de como surgiu, para quê e quais os objetivos do MFC no mundo de hoje.

QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS:

v O que significa, hoje, para o nosso Movimento ser Igreja – comunhão?

v O que significa, hoje, para o nosso Movimento ser Igreja – Povo de Deus?

v O que significa, hoje, para o nosso Movimento ser Igreja – Sacramento Universal de Salvação?

v Estamos sendo sal e luz? Temos sido proféticos? E o nosso testemunho?

v Realmente estamos a serviço da Igreja e do mundo? Qual o nosso compromisso com a evangelização, revitalização e renovação dessa Igreja?

v Nossa fé tem sido madura e autêntica?

v O que é ser mfecista na Igreja e no mundo?

v O carisma do MFC ver, julgar e agir é precursor ao Concílio Vaticano II?

v Qual a principal tarefa do leigo na instituição e no mundo? Construir o reino de Deus aqui na terra agindo apenas nos efeitos sem confrontar a causa?

v Temos participado na sociedade e na Igreja, apoiando os sinais positivos, dando nossa contribuição enquanto leigos e leigas tendo como horizonte o Reino, lutando pela justiça, optando pelos mais pobres, vivendo o compromisso social e vendo a todos como irmãos, praticando a democracia e respeitando a diferença plural?

v O que estamos fazendo para acabar com o binómio hierarquia-laicato e começar a viver o binómio comunidade ministérios?

v O que temos feito para acabar com a passividade coletiva no movimento e a da própria Igreja?

v Conscientes da nossa responsabilidade e situados na realidade atual, temos que perceber melhor o nosso papel e a contribuição que queremos dar.

v Como conseguir viver a fé de uma maneira mais autêntica e mais adulta no interior do Movimento? E o quefazer para que ela se reflita de um modo mais significativo no nosso estilo de vida?

v Que tipo de relacionamento queremos privilegiar no seio da Igreja? Como estamos atentos à diversidade aí existente? Com quem procuramos dialogar?

v Que relacionamento desejamos ter com o Episcopado?

v Como queremos ver operacionalizadas formas democráticas no interior de uma Igreja que, antes de tudo, é Dom?

v Reconhecemos efetivamente que o ecumenismo é um dos principais desafios que se coloca à Igreja?

v Como estamos construindo a unidade nacional do MFC de Norte a Sul de Leste a Oeste em nosso país?

Nossa missão evangelizadora no mundo contemporâneo e complicado deve extrapolar a política da realidade social e econômica. Nossas ações também devem estar voltadas para o lazer, a cultura, a qualidade de vida, das ciências e das artes, da solidariedade internacional, pela democratização do acesso e uso dos meios de comunicação e ainda outras realidades, como seja o amor, a família, a educação das crianças e dos adolescentes, o trabalho profissional e o sofrimento…

Precisamos levar para o interior da Igreja nossos questionamentos; ter claro um projeto de Igreja e de mundo, ter claro que nosso movimento é de Igreja e do mundo.

QUARESMA (JEJUM E PENITÊNCIA)


Com informações da CNBB


Chama-se “QUARESMA” os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum".

Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Nesse tempo santo, a Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.

Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.

Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.

POR QUE A COR ROXA?

A cor litúrgica deste tempo é o roxo que simboliza a penitência e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento.

Nesta época do ano, os campos se enfeitam de flores roxas e róseas das quaresmeiras. Antigamente, era costume cobrir também de roxo as imagens nas igrejas. Na nossa cultura, o roxo lembra tristeza e dor. Isto porque na Quaresma celebramos a Paixão de Cristo: na Via-Sacra contemplamos Jesus a caminho do Calvário

QUAL O SIGNIFICADO DESTES 40 DIAS?

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

O JEJUM

A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função. Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.

Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.

O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado.

QUAL É A RELAÇÃO ENTRE CAMPANHA DA FRATERNIDADE E A QUARESMA?

A Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária, que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Páscoa. Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais.

Desta forma, a Campanha da Fraternidade é maneira que a Igreja no Brasil celebra a quaresma em preparação à Páscoa. Ela dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do Senhor.

QUAIS SÃO OS RITUAIS E TRADIÇÕES ASSOCIADOS COM ESTE TEMPO?

As celebrações têm início no Domingo de Ramos, ele significa a entrada triunfal de Jesus, o começo da semana santa. Os ramos simbolizam a vida do Senhor, ou seja, Domingo de Ramos é entrar na Semana Santa para relembrar aquele momento.

Depois, celebra-se a Ceia do Senhor, realizada na quinta-feira Santa, conhecida também como o lava pés. Ela celebra Jesus criando a eucaristia, a entrega de Jesus e portanto, o resgate dos pecadores.

Depois, vem a missa da Sexta-feira da paixão, também conhecida como Sexta-feira Santa, que celebra a morte do Senhor, às 15h00. Na sexta à noite geralmente é feita uma procissão ou ainda a Via Sacra, que seria a repetição das 14 passagens da vida de Jesus.

No sábado à noite, o Sábado de Aleluia, é celebrada a Vigília Pascal, também conhecida como a Missa do Fogo. Nela o Círio Pascal é acesso, resultando as cinzas. O significado das cinzas é que do pó viemos e para o pó voltaremos, sinal de conversão e de que nada somos sem Deus. Um símbolo da renovação de um ciclo. Os rituais se encerram no Domingo, data da ressurreição de Cristo, com a Missa da Páscoa, que celebra o Cristo vivo.