sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A PROPOSTA DA SANTIDADE

PALAVRADO DO BISPO: A PROPOSTA DA SANTIDADE

Hoje é dia de todos os santos e santas. Antes do Concílio Vaticano II esta data era celebrado como feriado no dia 01 de novembro, véspera de finados. No decorrer dos tempos, este dia deixou de ser feriado. Diante disso a Igreja transferiu a celebração litúrgica para o primeiro domingo do mês de novembro de cada ano.
A Palavra de Deus (Mateus 5,1-12) propõe as Bem-Aventuranças. É um dos textos mais lidos. É o núcleo central de toda missão, vida e gestos de Jesus Cristo.  Bem-Aventurado para Jesus Cristo é aquele que é feliz por que constrói o Reino de Deus, testemunha uma vida de ética e justiça por palavras e gestos concretos. Coloca-se a serviço dos irmãos na gratuidade especialmente em favor dos que mais necessitam.
 Para Jesus a proposta é outra. A felicidade é atitude interior de serviço, de gratuidade, de acolhimento, de amor e de doação.  Não há felicidade sem relação com os outros e com processo de construção de mais vida, fé, doação, oração e acolhimento. Há muita gente feliz nos serviços humildes e no anonimato.No contexto do mundo atual, no estágio do desenvolvimento social e econômico, felicidade é sinônimo de prosperidade, saúde, bens, acumulações, posição, aplausos, honrarias, nome em evidencia. Nesta busca de felicidade nas coisas encontramos e não poucas pessoas, ansiosas, indiferentes ao sofrimento, insensíveis e fechadas em si mesmas. 
Neste dia a reflexão também se volta para a santidade e para o culto aos santos. Santidade vai acontecendo no cotidiano da vida. Há homens e mulheres levam uma vida de radicalidade e de renúncia e hoje são “santos e santas da Igreja”. Mas santidade é compromisso de todo batizado. Santidade de vida, harmonia, perdão. A santidade passa pela vida do casamento, pela juventude, pelos idosos. Santidade é ter atitudes de ética, de justiça, de solidariedade.
No livro dos Atos dos Apóstolos, Lucas chama de “santos” todos os que fazem parte das comunidades cristã. São Paulo, ensina que santidade é um dom de Deus. Mais do que a santidade necessitamos de “santificação”. É caminho de vida no equilíbrio humano, à luz do Evangelho e da dignidade da pessoa. Deus é o único Santo. Ele partilha a sua santidade com seus filhos e filhas. Não alcançamos a santificação somente com nosso esforço, mas, abrindo as portas da nossa vida ao Deus três vezes Santo é que encontramos as luzes para trilhar o caminho da santificação.
As Bem-Aventuranças são respostas ao amor de Deus que perdoa e nos introduz em seu Reino. Aceitar, permanecer, crescer e perseverar na construção deste Reino no mundo: eis o caminho a percorrer rumo à santidade. Há muitíssimas pessoas boas neste mundo. Vivem o amor as Deus e aos irmãos com uma vida correta. E são felizes, alegres, serviçais. As bem-aventuranças sinalizam um caminho de vida. É o critério de nosso julgar e agir
Neste dia lembramos o culto aos santos e santas. Os cristãos católicos não adoram imagem. Somente Deus é adorado. Ele é três vezes santo. Os santos e as imagens são venerados. Os santos e santos são aqueles que viveram uma vida digna e foram assim considerados pela Igreja. Eles são modelos e exemplos. Ajudam a conduzir para Jesus, pois só Jesus “é caminho, verdade e vida”.
Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese, derrame abundantes graças e bênçãos sobre cada um de nós. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados.
Dom Juventino Kestering