sábado, 28 de dezembro de 2013

ESPIRITUALIDADE CRISTÃ

ESPIRITUALIDADE, é seguir os caminhos do Espirito de Deus. É viver conforme o Espirito de Deus. E a resposta para isto também encontramos nesta parábola. Quem segue o Espirito não busca somente para si estas coisas que constituem a vida, mas para os "pequenos" e os necessitados. Cada um busca acumular para si e para os os seus. Sempre foi assim. A novidade e abrir-se para a necessidade dos menos favorecidos, para a vida dos necessitados, aqueles que nada podem nos retribuir, e lutar pela vida deles. Só os que tem a verdadeira espiritualidade é capaz de lutar pela vida dos outros. Esta é a novidade, uma boa-novidade que JESUS veio nos ensinar.
Lutar para que os menos favorecidos também tenham vida para que todos tenham vida, significa lutar para que a forma de produção e distribuição de comida, moradia saúde e tantas outras coisas seja modificada. Pois a atual forma os exclui e marginaliza. Não existe outro jeito para resolver estes problemas. E quando lutamos seriamente por isso, levamos a sério que DEUS é o nosso pai e os menos favorecidos também são nossos irmãos. A forma mais concreta de mostrar o afeto aos menos favorecidos, os nossos irmãos marginalizados, é lutar para que eles tenham condições digna de vida. Isto significa, na prática, que os que aceitam esta "boa nova" de Jesus assumam também lutas politicas e econômicas. Não mais para legitimar a situação estabelecida em nome de Deus, mas para transforma-la em nome de Deus verdadeiro.
O problema é que nem todos na sociedade aceitam que os pobres tenham direito a vida. Vemos diariamente manipulação para legitimar as sociedades opressoras. É por isso que Jesus foi condenado a morte. Se lembrarmos das acusação contra Jesus, veremos que ele foi acusado de blasfemo pelas classes dominantes de Israel, por apresentar uma nova imagem de Deus, e de subversivo politico pelos romanos. Na verdade estas duas acusações são os dois lados de uma mesma moeda. Sociedade opressora com manipulações diversas. Quem os questiona são sempre acusados de subversivos e blasfemos.
Quem teve a experiência do Espirito, quem conheceu o Deus da Vida, sabe que o grande dom de Deus para os homens é a vida. O livro de Gênesis nos ensina que Deus fez o corpo humano e soprou vida, por isso, diz que somos seres viventes. Defender a vida dos mais fracos é o verdadeiro testemunho dos que acreditam em Deus de Jesus Cristo e é único caminho para construirmos uma sociedade onde todos sejam reconhecidos e tratados como pessoas humanas. Sendo assim, o verdadeiro cristianismo não se separa da politica do ser humano, mas entra nela e assume conflitos contra os que defendem sistema de morte. A contradição não é entre religião e politica, mas entre Deus da vida e sistemas político e econômicos que geram a morte dos menos favorecidos. O caminho para a salvação não é fugir das coisas materiais e politicas, mas lutar para que os menos favorecidos também tenha sua vez e voz junto as comunidades e sociedade. Onde estiver em jogo a vida e a morte dos mais fracos e oprimidos, ali está o Espirito de Deus para soprar e nos dar forças para que assumamos esta luta, este é o caminho do Espirito de Deus.