quinta-feira, 8 de maio de 2014

PROPOSTA RENOVAÇÃO PARA O MFC

UMA PROPOSTA DE RENOVAÇÃO PARA O MFC
Padre João Manu
Conselheiro Espiritual do MFC Nacional

Meus caros amigos,  com multo carinho, estou-me dirigindo a vocês por primeira vez neste meio de comunicação como Conselheiro Espiritual Nacional do MFC.
No CONDIR em São Luis - Ma, fiz uma proposta de Formação e de atuação nova para o MFC. Esta proposta foi votada e aprovada e será de novo apresentada no próximo SIN, (Inclusive me pediram de apresentar e fazer uma oficina sobre o tema). Explico-vos porque também foi apresentada e aprovada nestes dias no AGLA de Maracarbo (Assembléia Geral Latino Americana) na Venezuela.  Sendo que o tema para o próximo AGLA será: “A Família Escola de Perdão, Reconciliação e Restauração". Esta foi uma proposta que o MFC do Brasil levou para esta Assembleia Latino americana do MFC e que como digo foi votada, aprovada e acolhida por Unanimidade por todos os presidentes da América Latina.
A proposta é: que o MFC no seu trabalhar a família com o objetivo geral de construir o Reino de Deus, se prepare para ser "Escola de Perdão, Reconciliação e Justiça Restaurativa não punitiva" além de "especialista" em cursos de preparação para os noivos.
Hoje tem já vários movimentos de Igreja que já fazem o trabalho de preparar noivos, porém num mundo tão conturbado e violento pouca gente trabalha a Paz, a Justiça, o Perdão, a Reconciliação e a Restauração das pessoas que erraram. O Papa Francisco não deixa de pedir que nos esforcemos em trabalhar pela Paz. O MFC deveria oferecer esses supostos conhecimentos para as paróquias, escolas, professores, associações de vizinhos, bairros, favelas, etc.
Proponho, portanto que o MFC ajude os casais, as famílias e as “micro e macro" sociedades a se perdoar e reconciliar, seguindo um método com dinâmicas próprias sócio educativas a fim de que as pessoas possam se libertar do ódio, e rancor e apreendam a se perdoar.
Lembremos meus queridos Irmãos que o 50% dos casamentos sacramentados católicos Já se desfizeram. Os assassinatos e a violência geram no nosso Brasil mais mortes que em qualquer pais em guerra declarada.
Sendo assim, urge que os movimentos de Igreja ajudemos na construção da Paz, na vivencia do Perdão da Reconciliação e no esforço por Restaurar as pessoas que mais precisam, e que foram atingidas peta violência ou promoveram a violência.
Por isso eu me propôs também a treinar monitores (pessoas do MFC ou não) nas diferentes cidades, e dar os subsídios necessários para assumir este novo trabalho tão necessário dentro da nossa sociedade e que toca no coração da Família, isto é o PERDÃO, a RECONCILIAÇÃO e a RESTAURAÇÃO da pessoa.
Conteúdos:
O curso tem uma duração de dois fins de semana ( 6F de tardinha-noite, Sábado e Domingo) , depois de 6 meses se voltaria para aprofundar com mais temas.
No nosso curso dedicaremos todos nossos esforços para promover a teoria e a pratica do Perdão, Reconciliação e Restauração como fundamento seguro para a transformação dos conflitos e das práticas violentas das pessoas e das comunidades. Tentaremos assim, contribuir para a construção de cultura de convivência e paz sustentável.
A violência social junto á violência armada nas nossas cidades semearam e continuam semeando raivas, rancores, desejos de vingança. Que devem ser compreendidos e tratados pelos diferentes saberes que se ocupam em imaginar mundos possíveis de convivência, solidariedade, justiça e paz; mundo onde o fato cotidiano de viver não doa tanto. O MFC é chamado a trabalhar a Paz, o Perdão e a Justiça Restaurativa também dentro das Famílias.
Este curso da Escola de Perdão, Reconciliação e Restauração, é uma proposta de trabalho pessoal e comunitário onde os participantes, guiados por um Animador, aprendem a transformar raiva, rancor, ódio e desejo de vingança provocados por agressões recebidas, em novas sementes de convivência e progresso.
A experiência das escolas do Perdão e Reconciliação começaram na Alcadla de Bogotá, com o PE. Leonel Narvárez Gómez IMC durante o ano de 2002, como uma das dimensões do programa ECOBARRIOS (Ecobalrros), dirigido pelo departamento administrativo de ação comunal. Bogotá que era uma das cidades mais violentas do mundo, hoje em dia, ganhou vários prêmios da ONU e converteu-se numa das cidades mais seguras de América Latina. Se o MFC se tornar uma grande Escola de Perdão, Reconciliação e Restauração, será um Movimento renovado, construtor da Paz, não só nas famílias, mas também do seu Bairro, da sua cidade e do mundo.
Trataremos os seguintes pontos:
- A raiva e o rancor
- O perdão
- A compaixão
- Tipos de pactos para a reconciliação
- Os sete passos da vingança à reconciliação
- A construção da verdade e das punições
- A Justiça restaurativa e não punitiva

Estes temas serão aprofundados e vivenciados através de dinâmicas psíco-sociais.
Se vocês meus queridos MFCistas estiverem acorda, entrem em contato com seus coordenadores das cidades e Estados e a gente pode ver o que podemos fazer juntos e nos ajudar. Abraços e oremos para que o MFC seja realmente Promotor do perdão, da Reconciliação, da Restauração, da Justiça e da Paz. Abraços e orações que nos levem à ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário