segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O VERDADEIRO LAR


 
O lar é muito mais do que uma casa. É algo imponderável que une, protege e forma a familia. Para o lar tanto faz ser um simples rancho de palha, ou o decantado esplendor de uma suntuosa mansão.
Uma casa para se transformar em moradia confiavel deve ser construida conforme as técnicas de engenharia e as condições ambientais. É preciso ter fundamentos sólidos paredes bem aprumadas, janelas e portas bem arejadas telhado armados com segurança.
O lar também. O fandamento do lar é o amor. Não basta saber que o amor é importante. É preciso vivê-lo no dia a dia demostrando respeito aos pais e á familia. Diz o livro do Eclesiástico, 3,3 que: "Quem honra o seu pai, alcança o perdão de seus pecados, e quem honra sua mãe ajunta tesouros... e terá uma vida longa". As paredes do lar são formadas pela união da familia dos pais e filhos, pelo amor solidário e pela vivência fraterna. A argamassa que liga os tijolos do lar é a fraternidade Ela une os membros da familia. O costume de se ajudar um ao outro é a verdadeira virtude. Consiste em adivinhar as necessidades, tentar ajudar, descobrir soluções, curtir horas de lazer, valorizar as conversas, perdoar os erros e orar juntos em familia.
O telhado que protege a casa contra o sol e a chuva, é a fé sobrenatural em Cristo, o Salvador. Casa sem telhado, não é casa. É muro. O lar sem fé, não e lar. É apenas uma hospedaria.
As janelas e portas que deixam entrar a luz, o calor, o ar, a saude e as pessoas, são as virtudes naturais e sobrenaturais. Elas fazem do lar, um lugar gostoso de se viver. Pela prática das virtudes a familia se torna unida, honesta, saudavél, prosperá e feliz. Num lar abençoado cresce o amor, se expande a paz, se vive a fraternidade, se percebe a presença de Deus, desponta a prosperidade e surge a felicidade para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário